7.8.14

Cultura lado a lado com Narguilé



       
















           
     



___________________________________________________________________


     Depois de ficar popular em bares e casas noturnas, o Narguilê (cachimbo d´água) começou a perder o seu verdadeiro sentido. Conforme Jorge Sabongi, proprietário da casa de chá e cultura egípcia Khan el Khalili, a intenção não é fumar o cachimbo como se faz com o tabaco.


     “Por ter aromas de frutas, flores e mel ele é um tabaco que foi feito para ser apreciado, o correto inclusive não é nem tragar a fumaça, é apenas apreciar o sabor. Algumas pessoas distorcem essa cultura e transformam isso em modismo”, protesta Sabongi.

     A cultura do Narguilê não está ligada com o simples ato de fumar. Ela é bastante usada no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia, apenas em situações especiais, datas comemorativas, além de ter um significado sagrado. Há relatos de que o cachimbo foi usado na Pérsia e na Mesopotâmia, feitos com madeira e coco. Entretanto há indícios de que o ele tenha sido inventado na Índia, no século XVII, como forma de limpar as impurezas da fumaça.

     “A shisha (como é conhecido no Egito) se tornou um ritual muito importante nas lojas de café na Antiguidade, fazendo sucesso na Turquia, já por volta dos tempos de Murat IV (1623-1640). Hoje na cultura árabe esse costume ainda permanece, mas no passado, a shisha já teve um período tão popular, que para a elite do século XIX no Oriente, boa anfitriã era a família que tinha o melhor Narguilê à oferecer”.

     As pessoas fumam através de um tubo que reduz a pressão no interior do aparelho, fazendo com que o ar, aquecido pelo carvão, passe pelo fumo, produzindo a fumaça. Ela desce é resfriada e “filtrada” pela água. Essa fumaça é absorvida pelos adeptos junto com a essência escolhida. Os sabores são diversos. Os mais tradicionais são pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel. Mas hoje em dia já se encontra misturas exóticas de aromas, como fumo de cappuccino e café gelado no lugar da água ou ainda fumo de frutas (laranja, pêssego, limão e uva) com vinho tinto (de preferência um doce) ou espumante no lugar da água.



Funcionamento

             Quando se aspira o ar pela mangueira, reduz-se a pressão no interior da base; isso faz com que ar aquecido pelo carvão passe pela essência, produzindo a fumaça. Ela desce pelo corpo até a base, passa pela água, onde é resfriada e filtrada, que retém partículas sólidas. A fumaça segue pela mangueira até ser aspirada pelo usuário e expirada logo em seguida.


6.8.14

Galeria de fotos






Narguilé x Cigarro

Essência do Narguilé : Há um tipo de fumo especial para narguilés, conhecidos popularmente como essência, usualmente feito com melaço (um subproduto do açúcar) e frutas ou aromatizantes. Os aromas são bastante variados; encontra-se de frutas (como pêssego, maçã-verde, coco), flores, mel, e até mesmo Coca-Cola, Vinho e Red-Bull. Também é possível encontrar essências não-aromatizadas, estas progressivamente perderam espaço para as aromatizadas, que hoje são muito mais populares.

__________________________________________________________________

Cigarro: Confira a lista de alguns das mais de 4.700 substancias presentes no cigarro! 

As Substancias do cigarro / Componentes do cigarro.

Acetaldeído - Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.

Acetona - Solvente inflamável. Ácido cianídrico - Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigénio pelo sangue).

Acroleína - Componente que provoca o mau hálito na boca.

Alcatrão - Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele obstrui as vias respiratórias.

Amoníaco - Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.

Arsénico - Componente altamente nocivo - veneno puro.

Benzopireno - Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão - faz com que o cigarro não se apague.

Butano - Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável.

DDT - Agrotóxico.

Dietilnitrosamina - Causador de lesões hepáticas.

Fenol - Ácido carbólico que corroi e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afecta também o nosso sistema nervoso central.

Formol - Formaldeído

Mercúrio -Metais pesados - Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispnéia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago.

Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.

Monóxido de carbono - Gás levemente inflamável e extremamente toxico pois se combina a hemoglobina e impede o transporte de oxigênio

Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.

Nicotina - É um alcalóide que também é usado como insecticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio activo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o cancro nos pulmões.

Níquel - Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes - resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..

Pireno - Hidrocarboneto Cancerígeno - Utilizado como aromatizante.

Polônio - Extremamente radioativo.


Partes que compõem um Narguilé

O narguilé é formado pelas seguintes peças:

Base (jarro ou vaso): peça central do narguilé; assemelha-se a um vaso. É onde se coloca a água (ou, embora não seja tradicional, com outros líquidos, como arak, sucos ou essências naturais). Geralmente é feita de vidro, metal ou cerâmica; algumas são ornamentadas com desenhos.


Corpo: peça cilíndrica que sustenta o fornilho e conecta-se à base. Na base, projeta um tubo para dentro da água, que conduz a fumaça.


Fornilho (rosh, cabeça ou cerâmica): peça de barro ou cerâmica onde coloca-se o essência e, por cima deste, o carvão em brasa.


Abafador (laminito): Artefato em metal (muitas vezes descartados), geralmente alto para proteger a brasa do vento, evitando o consumo rápido do carvão.


Mangueira (condutor): é por onde se aspira a fumaça. Uma ponta termina numa piteira, e a outra encaixa-se na parte superior do corpo do narguilé (acima da água). Pode haver mais de uma mangueira para que várias pessoas fumem juntas (porém estes com válvulas especiais, ou do contrário os usuários não poderão "puxar" a fumaça simultaneamente). Em narguilés usados em locais públicos, como bares, freqüentemente usa-se uma peça plástica removível na ponta da piteira, que pode ser lavada ou descartada a cada uso, ao contrário da mangueira em si, que não deve nunca ser lavada, pois pode oxidar, criando assim partículas de fuligem, que atrapalham a aspiração da fumaça.



Origem do Narguilé

         O Narguilé tem origem no Oriente. Uma das versões é a de que o narguilé teria sido inventado na Índia do século XVII, pelo médico Hakim Abul Fath, como um método para retirar as impurezas da fumaça. Quando chegou à China, passou a ser utilizado para fumar o ópio, e assim permaneceu até a revolução comunista, no fim da década de 1940. Na mão dos árabes, o cachimbo de água foi rapidamente incorporado para ser apreciado em grupo, acompanhado de café e prosa. Existem evidências históricas de narguilés naPérsia e na Mesopotâmia. As peças mais primitivas eram feitas com madeira e um coco que fazia o lugar do corpo. As cruzadas também auxiliaram a espalhar o narguilé pelo mundo, quando os guerreiros sobreviventes traziam-no para seus países. No Brasil, o narguilé foi trazido por alguns imigrantes europeus, e divulgado pelas colônias turca, libanesa e judaica.

O que é exatamente um Narguilé?

        Narguilé é um cachimbo de água. Além desse nome, de origem árabe, também é chamado de hookah (na Índia e outros países que falam inglês), shisha ou goza (nos países do norte da África), narguilê,narguila, nakla, maguila, arguile, naguilé etc. Há diferenças regionais no formato e no funcionamento, mas o princípio comum é o fato de a fumaça passar pela água purificando-a. É tradicionalmente utilizado em muitos países do mundo, em especial no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia.